domingo, 16 de novembro de 2008

Da originalidade na Web: "I see good people as well"

Seguindo a ótima sugestão de good news em comentário ao bilhete anterior sobre o mesmo assunto, e buscando uma boa resposta para o desafio proposto lá.

Todas as frases propostas na enquete são ótimas, mas eu não posso votar em sã consciência enquanto considerar igualmente ótimas (e não gostar disso, embora admita que seja possível que se goste, mas o que é que eu sei?) duas frases como: "O fio de Ariadne" e "A caixa de Pandora".

2 comentários:

bella see disse...

Nando, o fio de Ariadne me veio através de um link muito interesante que faz uma anologia com a necessidade de termos algum "fio condutor" para o labirinto da web.

================================
http://www.dgz.org.br/dez03/F_I_art.htm

O fio de Ariadne e a arquitetura da informação na WWW
Ariadne's Thread and the Information Architecture on the WWW
por Durval de Lara Filho
Resumo: Arquitetura da informação voltada para o hipertexto da WWW é, muitas vezes, abordada a partir da analogia com a metáfora do labirinto e do fio de Ariadne. A utilização dessas metáforas procura trazer à discussão a complexidade do hipertexto e a necessidade de algum princípio de ordem para adentrá-lo. A arquitetura da informação visa fornecer elementos que servem de guia a uma navegação enriquecedora, sem amputar as possibilidades e a riqueza do hipertexto e procurando evitar leituras lineares e unívocas. Propomos uma discussão sobre os conceitos que norteiam os procedimentos da AI nos dias de hoje lançando mão de preceitos mais ou menos estabelecidos no campo da Arquitetura em seu período pós-moderno, que é uma resposta à nova sensibilidade, a sensibilidade de nossos tempos. A adoção desses novos procedimentos metodológicos na prática da AI é discutida a seguir, a partir da organização do conteúdo, do conhecimento do público e das intenções do emissor (site).
================================
Já a caixa de pandora é mesmo controversa. Até onde podemos ir? E se formos, será de todo ruim? Também não sei!

"Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal; ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza, portanto, sem adversidade o ser humano não poderia melhorar."

PS - Mas nessa não votei. Embora ache o mito instigante.

Abraços

Unknown disse...

good news,

Sem dúvida, os dois são instigantes.
A idéia do Fio me fascina e o link que você enviou é uma ótima oportunidade de me aprofundar um pouco.
O mito de Pandora me assusta, o que me deixa intrigado e, de certa forma, instigado a examinar as causas deste medo. Um pouco como o mito de Prometeu, talvez.
Obrigado e
Um grande abraço do
Nando

Onde me encontrar