segunda-feira, 3 de novembro de 2008

E, por falar em nexo...


A Editora Rocco acaba de publicar um novo livro do prof. Affonso Romano de Sant'Anna, eternamente em busca do nexo das coisas: O enigma vazio - Impasses da arte e da crítica.

Um alívio para todos os que, diante de um discurso apologético sobre coisa nenhuma, já se perguntaram: O que, afinal contas, tem a ver o u com as alças, além, naturalmente, do c (ausente)?

A polêmica é inevitável, as motivações são transparentes, mas o risco óbvio é perder-se o sentido da mensagem do livro.

Não se trata de ser contra qualquer tipo de arte e, muito menos, contra qualquer tipo de literatura inspirada por ela. O próprio autor é um poeta e com freqüência usa a arte como fonte de inspiração.

Trata-se de evitar ver coisas onde elas não estão. Trata-se de dar nomes aos bois.

Há um mundo de coisas na Internet que pode ser consultada a esse respeito.

Além dos links já mencionados, há diversas entrevistas do autor, artigos e posts sobre o assunto, independentes do livro, como este Chega de blá blá blá e arte contemporânea, eu quero é desenhar e este outro A crítica de arte, seus temas diletos e a descoberta de um talento, da mesma , ambos da artista plástica Cris Alcântara.

A agenda de lançamentos é extensa e pode ser consultada no site do autor.

No Rio, estão previstos dois outros encontros, além da noite de autógrafos na Livraria da Travessa, na Barra, terça-feira, dia 04/11, às 2oh: um encontro hoje (03/11), às 15h, na PUC e outro, na sexta-feira, dia 14/11, na Casa do Saber, às 20h.

Nenhum comentário:

Onde me encontrar