Enviado para você por Fernando através do Google Reader:
via Contra a Indiferença de Fernando Nobre em 14/12/08Embora de contornos diferentes, as tragédias humanas actualmente em curso nestes dois "Estados" têm alguns denominadores comuns e outros específicos. Nos comuns ponho a desgovernação e corrupção totais e a hipocrisia, o cinismo e a indiferença da chamada comunidade internacional. Para os específicos citaria apenas a rapina das matérias primas do Congo (coltan, urânio, ouro, cobre, diamantes...) e a sua partilha em feudos, por parte das grandes potências que enviam capacetes azuis (Paquistão, Nigéria...) com mandatos desadequados e inúteis (é tempo de reler o livro do comandante dos capacetes azuis no Ruanda, em 1994, Ten. General Roméo Dallaire, "Shake Hands with the Devil").
Quanto ao Zimbabué, temos um psicopata em campo com o beneplácito dos outros ditadores e corruptos seus vizinhos. Podia e devia ter feito uma reforma agrária, que se impunha, mas com bom senso, cabeça, tronco e membros! Em vez de servir o seu povo, oprimiu-o e tornou-o miserável e doente para o benefício de uma cleptocracia ditatorial brutal. Resultado: derrocada total.
É tempo de certos governantes entenderem que os "seus" povos não lhes pertencem. Se não entenderem, há que os fazer entender. Para além do que ditaduras e crimes são sempre condenáveis, sejam os seus mentores pretos, brancos, amarelos ou vermelhos e as suas vítimas vermelhas, brancas, amarelas ou pretas!
Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Contra a Indiferença usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
Reading in ... Italy
-
The Associazione Italiana Editori report on the latest survey, which
finds that the percentage of those between 15 and 74 in Italy who have read
at ...
Há 12 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário