terça-feira, 16 de junho de 2009

Bloomsday

Você sabe quantas vezes (e em que partes do texto) James Joyce usou a palavra "yellow" no texto do Ulysses? Eu sei: 50 vezes!
Não. Eu não contei. Eu usei
esta versão online preparada pelo Departamento de Computação do Imperial College de Londres. Cada palavra do texto é um link (ou um mecanismo de busca, ou um link para um mecanismo, ou sei lá o quê; só sei que funciona) que conta as ocorrências e lista todos os trechos do texto em que a palavra acionada aparece.
Se você, da mesma forma que eu, não tem inglês nem pra ler, por exemplo, a versão original do delicioso, mas convencional, Uma pequena casa na campina, de Laura Ingalls Wilder, não precisa perder o Bloomsday só por causa disto.
Ainda assim pode brincar de procurar novas versões do livrão usando o Google, ou o fantástico mundo rolante do Searchme.

Nenhum comentário:

Onde me encontrar