Enviado para você por Fernando através do Google Reader:
via Blog da Cultura de Luiz Lins (Cultura Campinas) em 13/11/08Num cenário recheado de sons sintéticos, samplers, "noise sounds", overdubs e outros simulacros, acreditar que somente a voz humana desacompanhada consiga chamar atenção para uma letra, uma melodia e um arranjo é algo que por si só merece atenção e aplausos.
Rosa Passos, nossa generosa cantora e compositora, diz numa letra brilhante "… Eu busco a intimidade do sussurro / Um pouco de silêncio, o ritual /O afago musical ao invés do urro…".
E é exatamente isso que o Madrigal in Casa faz há quase 25 anos, meio que escondidos em Campinas mas com a boca no mundo. Um dos mais perfeitos grupos corais brasileiros, com 2 discos lançados e um 3º sendo lançado agora em Novembro, o Madrigal já ganhou os principais prêmios destinados ao canto coral no país.
Arregimentado e regido por Beatriz Dokkedal, formada pela Unicamp, o "in Casa" (como é conhecido pelos fãs e amigos) tem um repertório equilibrado entre canções étnicas, standarts, repertório clássico e mpb selecionada e arranjada para vozes.
Um som aveludado e coeso é que faz do Madrigal In Casa um coro diferenciado: sem virtuosismo técnico mas com uma harmonia vocal ímpar, mesmo quando interpreta intricadas polifonias este coral parece uma só voz que se desdobra em timbres de beleza sem igual.
Na parte técnica, o Madrigal in Casa apesar de um coro independente, cercou-se sempre de cuidados técnicos para que o registro dos trabalhos resultasse em cds bem gravados e cuidadosos em sua complexa masterização.
O último trabalho do grupo, Mantiqueira, por exemplo, foi gravado entre os meses de junho e agosto de 1999 na Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, na Colônia Helvétia, em Indaiatuba, cidade da região de Campinas. A capela se mostrou o ambiente mais adequado para a captação das vozes com uma reverberação exata das performances vocais.
E agora dia 29 de Novembro, o grupo comemora 25 anos e lança o 3º cd "Repara na Canção" na Igreja Santa Isabel em Barão Geraldo (subdistrito de Campinas) às 20:30hs. A entrada é gratuita e a festa será para todos que gostam de boa música.
Do 2º trabalho destaco uma faixa, o clássico "Embraceable You":
WPvideo 1.10Coisas que você pode fazer a partir daqui:
- Inscrever-se no Blog da Cultura usando o Google Reader
- Comece a usar o Google Reader para manter-se facilmente atualizado com todos os seus sites favoritos
PRH takes over Text
-
Publishing juggernaut Penguin Random House has taken over leading
Australian independent Text; see, for example, the latter's press release, Text
Pu...
Há 19 horas
Nenhum comentário:
Postar um comentário